Olhando Coimbra



por Emiliana Carvalho







Sentimentos de pertencimento e não-pertencimento, de familiaridade e de estranheza, de busca e de achamento encontram-se aqui, neste espaço imaterial, intitulado Olhando Coimbra.



Esta página é uma convergência de sentimentos, idealizada por Maisa Antunes, professora, pedagoga em doutoramento na Universidade de Coimbra (Portugal).



Aqui, algumas almas que, em nome de seus sonhos e desejos de realização pessoal, partiram de suas pátrias para assentarem seus corações em terra estrangeira doam aos nossos olhos parte de suas percepções e sensações.



Maisa Antunes, Raimundo Paulino e Oscar Escobar – estes, também em doutoramento -, e o professor da Universidade de Coimbra, João Amado são os pioneiros deste blog; são os primeiros a confessarem solidões, encantamentos e descobertas. Cada um, à sua maneira, desnuda-se para abrir as perspectivas daqueles que os lerão: dos que ficaram em suas respectivas terras natais e dos que em Coimbra estão: sejam eles nativos ou audazes estrangeiros.



Com passos de atento viajante, o fotógrafo documentarista, Marcos Cesário também percorre a centenária cidade portuguesa. Ele interpreta o lugar imageticamente, flagrando recantos, Olhando Coimbra.